As Bolsas de estudos do governo da Malásia estão abertas para estudantes internacionais em várias áreas da educação. A Malásia oferece várias bolsas de estudo do governo para apoiar estudantes na busca de sua educação tanto localmente quanto internacionalmente. Essas bolsas são administradas por várias organizações e ministérios, cada um com seus próprios critérios de elegibilidade e procedimentos de inscrição. Aqui estão algumas das Bolsas de estudos do governo da Malásia mais proeminentes:

 

1. Bolsa de Estudos Internacional da Malásia (Mis)

A Bolsa de Estudos Internacional da Malásia (MIS) é uma iniciativa do Governo da Malásia para atrair mentes brilhantes de todo o mundo a fim de prosseguirem estudos de pós-graduação na Malásia. Esta bolsa está alinhada com a aspiração da Malásia de se tornar um dos centros globais de excelência acadêmica, atraindo, motivando e retendo talentos humanos de destaque do exterior.

Graduados internacionais interessados, com excelentes históricos acadêmicos e co-curriculares, são bem-vindos a se candidatar a esta bolsa para aprofundar seus estudos nas principais universidades e instituições de ensino superior da Malásia, com a oportunidade de desfrutar da hospitalidade malaia e de uma experiência de ensino superior de classe mundial.

 

2. O Programa de Cooperação Técnica da Malásia (MTCP)

O Programa de Cooperação Técnica da Malásia (MTCP) foi estabelecido em 1980 como o compromisso da Malásia com a Cooperação Sul-Sul, através do compartilhamento das experiências e conhecimentos de desenvolvimento da Malásia com outros países em desenvolvimento.

Os objetivos do MTCP são:

  • Compartilhar experiências com outros países em desenvolvimento;
  • Fortalecer os laços bilaterais com países em desenvolvimento;
  • Estimular e promover a Cooperação Sul-Sul;
  • Estimular e promover a cooperação técnica entre países em desenvolvimento.

 

2.1 Bolsa de Estudos MTCP

A Bolsa de Estudos MTCP é patrocinada pelo governo da Malásia e destina-se a estudantes internacionais do mundo em desenvolvimento que desejam cursar estudos de pós-graduação na Malásia, ao mesmo tempo em que adquirem os conhecimentos e habilidades necessários que possam contribuir para o desenvolvimento de seus países de origem. A duração da bolsa varia de 24 a 36 meses para programas de mestrado.

Links Úteis:

 

BENEFÍCIOS DA BOLSA MTCP

Esta bolsa de estudos cobrirá:

a. Taxas de matrícula

b. Outros subsídios no valor de RM3,500.00 por mês, que incluem:

  • Subsídio de custo de vida
  • Subsídio para livros
  • Subsídio para ferramentas
  • Subsídio de aluguel de moradia
  • Subsídio de colocação
  • Subsídio de tese
  • Subsídio de viagem
  • Subsídio de treinamento prático
  • Subsídio de fim de estudo
  • Subsídio médico
  • Subsídio de seguro

c. Passagem única de classe econômica de ida e volta do aeroporto internacional mais próximo da residência do estudante para a Malásia e de volta para o país de origem do estudante.

Método de pagamento: Os bolsistas receberão subsídios mencionados acima do Ministério das Relações Exteriores da Malásia por meio de suas contas bancárias individuais. Os bolsistas são aconselhados a abrir uma conta em qualquer banco da Malásia imediatamente após a chegada ao país.

 

Áreas de Estudo

Será dada prioridade às seguintes áreas de estudo:

  1. Ciência, Tecnologia e Engenharia (excluindo enfermagem, medicina e farmácia clínica)
  2. Economia, Finanças, Gestão e Banca
  3. Ciências Sociais e Humanidades
  4. Tecnologia da Informação e Comunicação
  5. Relações Internacionais e Ciência Política
  6. Agricultura e Aquicultura
  7. Educação
ARTIGOS RELACIONADOS:  Bolsas de Estudo da Universidade de Lisboa para Estudantes Internacionais

Os candidatos podem escolher qualquer curso relacionado dentro das áreas mencionadas acima.

 

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA BOLSAS DE ESTUDOS DO GOVERNO DA MALÁSIA

Os candidatos a Bolsa de Estudos do Programa de Cooperação Técnica da Malásia (MTCP) devem CUMPRIR os seguintes critérios:

a. Não ter mais de 45 anos no momento da candidatura.

b. Para o programa de Mestrado, os candidatos devem obter, no mínimo, uma Segunda Classe Superior (Honras) ou um CGPA mínimo de 3.5 ou equivalente no nível de graduação.

c. Comprovação de proficiência na língua inglesa:

i. Cópia digitalizada do comprovante original de proficiência na língua inglesa, como o IELTS (pontuação total mínima de 6) ou o teste baseado na internet do TOEFL (pontuação total mínima de 60); ou
ii. Ter obtido um diploma anterior com o inglês como língua de instrução.

d. Possuir um excelente estado de saúde comprovado por um médico. O custo do exame médico será totalmente arcado pelo candidato.
e. O candidato deve realizar estudos em tempo integral para programas de pós-graduação (Mestrado) nas universidades malaias selecionadas (consulte a lista de universidades).

f. A inscrição está aberta apenas para candidatos que receberam uma carta de oferta de admissão válida de pelo menos uma (1) universidade na Malásia, mas ainda não iniciaram seus estudos de pós-graduação ou para aqueles que se registraram por no máximo um semestre para um mestrado.

NÍVEL DE ESTUDO

  • Mestrado – Estudo em tempo integral

 

Como se Candidatar para Bolsas de estudos do governo da Malásia

Todas as candidaturas devem ser enviadas através do nosso sistema de candidatura online pelo link https://biasiswa.mohe.gov.my/INTER/index.php. Todos os documentos abaixo são OBRIGATÓRIOS e devem ser CARREGADOS através da candidatura online (digitalizados e salvos em formato PDF):

a. Formulário de candidatura (preenchido no sistema online);
b. Última Carta de Oferta de Admissão das Universidades Malaias para a admissão acadêmica de 2023 (consulte a Lista de Universidades);
c. Duas Carta de Recomendação;
d. Declaração de Intenção;
e. Uma cópia certificada do Histórico Acadêmico;
i. Registro de todos os cursos realizados ao longo do programa de graduação deve constar nos históricos acadêmicos;
ii. Os candidatos devem enviar históricos acadêmicos de seus estudos de graduação; e
iii. Os candidatos devem enviar um documento oficial emitido pela instituição de ensino do candidato descrevendo o sistema de classificação da universidade. Se o histórico acadêmico do candidato não incluir informações sobre CGPA, notas ou percentis de pontuação, os documentos devem ser certificados.
f. Curriculum Vitae;
g. Uma cópia certificada do resultado do teste de proficiência em língua inglesa (TOEFL/ IELTS/ PTE/ CAE/ CPE/ MUET/ qualificação equivalente) ou uma carta oficial da instituição anterior declarando o inglês como língua de instrução utilizada para o(s) diploma(s) obtido(s);
h. Uma cópia certificada do passaporte como prova de nacionalidade (válido por no mínimo 18 meses);
i. Relatório de exame médico; e
j. Comprovante de vacinação contra a COVID-19.

Qual é o período de inscrição para a Bolsa MTCP?

A candidatura ao MTCP para o ano letivo 2023/2024 está prevista para 23 de maio a 30 de junho de 2023.