As inscrições estão abertas para as Bolsas de estudo do Governo Italiano 2023/2024. Os candidatos interessados são convidados a se inscrever de acordo com as instruções de elegibilidade e inscrição abaixo.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) oferece bolsas a favor de cidadãos estrangeiros e cidadãos italianos residentes no exterior (IRE) para o ano letivo 2023-24, a fim de fomentar a cooperação internacional nos campos cultural, científico e tecnológico, para promover língua e cultura italiana e para apoiar o sistema econômico da Itália no mundo.
Links Úteis:
- 6 Universidades do Canadá que não cobram taxas de inscrição
- Bolsas de Estudo do Governo Coreano Totalmente Financiadas Para Estudantes Internacionais
- Bolsas Eiffel do Governo Francês Totalmente Financiadas
Seguro de Saúde e Médico
Os bolsistas serão cobertos por um seguro de saúde e médico coletivo, contratado pelo MAECI, em caso de doença ou acidente. O seguro é válido exclusivamente durante a duração da bolsa.
As doenças decorrentes de condições físicas ou patológicas pré-existentes e os cuidados odontológicos estão excluídos da cobertura do seguro. Os bolsistas provenientes de países da União Europeia são aconselhados a obter o Cartão Europeu de Seguro de Saúde (EHIC).
Benefícios de bolsas de estudo do Governo Italiano
- Os bolseiros podem ser isentos do pagamento de matrículas e propinas consoante a política de cada Universidade em conformidade com os regulamentos sobre a autonomia das instituições académicas.
- Os bolseiros estarão cobertos por um seguro médico e de saúde, contratado pela MAECI, em caso de doença ou acidente.
- O vencedor de uma bolsa MAECI receberá um montante mensal de 900 euros pagos trimestralmente na conta à ordem pessoal.
Critérios de Elegibilidade Para Bolsas de estudo do Governo Italiano
1. Qualificações acadêmicas:
As candidaturas devem ser submetidas apenas por estudantes estrangeiros e italianos residentes no exterior (IRE) que possuam uma qualificação acadêmica adequada necessária para se matricular na Universidade/Instituto Italiano.
2. Requisitos de idade:
- Os candidatos aos programas de Mestrado/Educação Superior em Artes, Música e Dança (AFAM) / Cursos Avançados de Língua e Cultura Italiana devem ter atingido a maioridade e não devem exceder a idade de 28 anos até a data limite desta convocação (nascidos após 9 de junho de 1994), com a única exceção de renovações.
- Os candidatos aos programas de Doutorado devem ter atingido a maioridade e não devem exceder a idade de 30 anos até a data limite desta convocação (nascidos após 9 de junho de 1992), com a única exceção de renovações.
- Os candidatos a projetos de pesquisa sob supervisão acadêmica devem ter atingido a maioridade e não devem exceder a idade de 40 anos até a data limite desta convocação (nascidos após 9 de junho de 1982).
3. Proficiência em língua:
Para matricular-se em um curso ministrado em italiano ou inglês, o candidato deve comprovar a proficiência no idioma de instrução do curso para o qual escolheu.
Procedimentos de aplicação
Como se inscrever:
A lista de países estrangeiros elegíveis pode ser encontrada no site “Study in Italy”: https://studyinitaly.esteri.it/en/call-for-procedure.
Os candidatos às bolsas do governo italiano 2023/24 devem enviar a inscrição on-line, disponível mediante registro na plataforma Study in Italy no seguinte link: https://studyinitaly.esteri.it
Visite o site oficial para mais detalhes das bolsas do governo italiano: https://studyinitaly.esteri.it/
Prazo de inscrição: 9 de junho de 2023
Para mais Bolsas de Estudo Totalmente Financiadas, Clique Aqui