Sobre a Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) é uma instituição de ensino superior pública portuguesa com mais de 700 anos de experiência em ensino, formação e investigação. Primeira e única universidade de língua portuguesa até ao início do século XX, a UC afirmou-se ao longo dos anos com uma mistura única de tradição, modernidade e inovação.

A UC foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2013 pelo seu papel central na produção de conhecimento e divulgação da cultura em língua portuguesa no mundo, bem como pelo valor universal do seu campus, que remonta ao século XVI.

Advertisements

 

Universidade líder mundial em educação e pesquisa

A UC é uma universidade líder mundial que oferece educação e pesquisa em todos os níveis de estudo e em quase todos os campos de estudo. Participa de programas conjuntos com algumas das melhores universidades do mundo. Erasmus Mundus, MIT Portugal, CMU Portugal, Harvard-Portugal Clinical Scholars Research Training Program e UT Austin Portugal são exemplos dessas parcerias de excelência, para citar apenas alguns.

A UC faz parte do Center for World University Ranking das 500 melhores universidades do mundo. Além disso, a UC é classificada como uma universidade de topo de 5 estrelas pelo QS Stars University Ratings e obteve excelentes resultados em vários indicadores U-Multirank, nomeadamente nas áreas de investigação, transferência de conhecimento e internacionalização. A UC também está entre as 200 melhores universidades do mundo nas áreas de Engenharia Civil, Direito, Meio Ambiente e muitas outras.

Em 2020, a UC foi considerada a melhor instituição em Portugal e a única no top 20 mundial (17º lugar) no indicador Good Health and Well-being.

 

A Universidade de Coimbra faz parte do Espaço Europeu do Ensino Superior, constituído por 47 países, o que significa:

  • Ensino e pesquisa europeus de alta qualidade;
  • Educação inovadora e rigorosa, aliando tradição e contemporaneidade;
  • Reconhecimento mútuo dos graus de ensino superior;
  • Oportunidades de mobilidade para estágios e estudos no âmbito do programa Erasmus;
  • Transparência (graus legíveis e comparáveis ​​organizados em três ciclos de estudos);
  • Cooperação europeia na garantia da qualidade.

 

Informações para Candidatos Internacionais

Ajuda financeira

A cultura académica da Universidade de Coimbra é profundamente enriquecida por Estudantes Internacionais de mais de 100 países em todo o mundo. Com o objetivo de lhes proporcionar melhores condições de vida e experiências de estudo, a Universidade de Coimbra disponibiliza um pacote de opções de apoio financeiro para Estudantes Internacionais.

 

Bolsas para Estudantes Internacionais da Universidade de Coimbra Para os programas de Licenciatura (Bacharelato) e Mestrado Integrado:

Bolsa de Mérito para Programas de Graduação

A Universidade de Coimbra irá isentar parcialmente os alunos da propina para alguns de acordo com as notas obtidas pelo aluno, a partir do 1º ano de estudos na UC e ao longo do seu curso.

Estas Bolsas serão atribuídas aos Estudantes Internacionais com as melhores notas em cada Faculdade, de acordo com a quota estabelecida.

A cota total de Bolsa de Mérito para Programas de Graduação é de 200.

Se a pontuação de admissão do aluno for igual ou superior a 160 pontos, o valor da bolsa recebida variará entre 1000 EUR e 2000 EUR.

Bolsa de Apoio Estratégico para Programas de Graduação

Para alguns programas (definidos todos os anos) a Universidade de Coimbra concederá uma bolsa de 2000 euros no primeiro ano do programa a estudantes que se candidataram e foram admitidos em áreas de estudo relevantes em termos de emprego e formação qualificada.

 

Estes são os programas abrangidos em 2021-2022:

Faculdade de Ciências e Tecnologia

  • Antropologia
  • Biologia
  • Bioquímica
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Física
  • Geologia
  • Matemática
  • Química
  • Química Médica

Faculdade de Fármacia

  • Ciências Bioanalíticas
  • Ciências Farmacêuticas (Mestrado Integrado)
  • Farmácia Biomédica

Faculdade de Letras e Humanidades

  • Ciências da Informação
  • Estudos clássicos
  • Geografia
  • Turismo, Território e Patrimônio

Faculdade de Ciências do Esporte e Educação Física

  • Ciências do Esporte

 

Bolsa de Mérito Extraordinário para Programas de Graduação

A Universidade de Coimbra isentará os alunos de alto mérito cuja nota de admissão seja igual ou superior a 180 valores (sem arredondamento) e que comprovem falta de meios financeiros para prosseguirem os seus estudos no valor total da propina.

Se o aluno preencher as condições previstas no Regulamento, pode candidatar-se à Bolsa de Mérito Extraordinário para Licenciaturas.

ARTIGOS RELACIONADOS:  A Eni Abre Bolsas de Estudo Para Africanos na Universidade Oxford 2022

O número de bolsas e as condições de candidatura serão divulgados em breve no edital.

Se o aluno preencher as condições previstas no Regulamento, poderá candidatar-se à Bolsa de Mérito Extraordinário para Licenciaturas: nomeadamente os documentos que comprovem a falta de meios sócio-financeiros mínimos e um Projecto de Progresso Académico na Universidade de Coimbra e Extensão Universitária” (artigo 4.º, n.º 9).

Programas de Mestrado (2º Ciclo)

Caso o aluno pretenda candidatar-se a um Programa de Mestrado na UC

Pode candidatar-se à Bolsa de Promoção da Investigação e Produção Científica para Programas de Mestrado, que permite a isenção de 2000 euros em propinas.

Caso o aluno se candidate e seja admitido num Programa de Mestrado da UC e beneficie da bolsa de 2000 EUR, este valor será pago em cada ano letivo ou semestre, consoante a situação, até à conclusão do curso (de acordo com o total de número de anos letivos ou semestres do curso em questão, em regime de tempo integral).

Estas bolsas pretendem incentivar a investigação qualificada e o progresso da internacionalização da Universidade de Coimbra.

 

Outros suportes

Para além das bolsas acima referidas, a Universidade de Coimbra concede ainda aos Estudantes Internacionais o acesso a equipamentos de apoio social indireto (como cantinas, residências, creches, serviços médicos) e acesso ao PASEP – Programas de Apoio Social a Estudantes por Actividades a Tempo Parcial.

O PASEP visa apoiar os estudantes carenciados através dos seguintes meios: disponibilização de vales-refeição para os serviços de restauração dos SASUC (Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra); isenção parcial das despesas de alojamento nas residências de estudantes dos SASUC, ou isenção parcial da propina dos programas em que o aluno se encontra inscrito.

Prêmios e Distinções

Para além das bolsas acima referidas, a Universidade de Coimbra reconhece também o mérito do aluno através dos seguintes mecanismos:

Quadro de Mérito para Estudantes Internacionais na UC

1. Quadro de Mérito para Estudantes Internacionais do 1º ano – os 5% dos melhores Estudantes Internacionais admitidos e inscritos no 1º ano, pela 1ª vez, nos Cursos de Licenciatura, Mestrados Integrados da UC são reconhecidos através da entrada no Quadro de Mérito do para estudantes internacionais do ano.

Diploma de Distinção para Estudantes Internacionais da Universidade de Coimbra

Este Diploma é concedido em cerimónia pública a estudantes cuja nota de admissão seja igual ou superior a 18 valores na UC.

Diploma de Excelência

Este Diploma é concedido em cerimónia pública aos alunos cuja classificação final de Mestrados seja igual ou superior a 18 valores, quando concluem o Mestrado na UC.

Melhor Tese de Doutorado

O Prémio de Melhor Tese de Doutoramento destina-se a doutores nacionais, equivalentes nacionais ou internacionais da UC, cuja produção científica ao longo do programa se destaque pelo reconhecimento da qualidade da Tese de Doutoramento.

Trata-se de um Prémio anual que consiste na atribuição pública da Medalha de Mérito Científico e do Diploma de Melhor Tese de Doutoramento da UC defendida no ano civil anterior, numa determinada área científica ou campo interdisciplinar (Regulamento de Prémios e Bolsas para os alunos da Universidade de Coimbra, nº 685-A/2019).

 

Você também pode se tornar um Embaixador de Estudantes Internacionais na Universidade de Coimbra

Quem pode se tornar um Embaixador de Estudantes Internacionais na UC?

Estudantes que tenham recebido uma ou mais das bolsas ou prêmios mencionados acima.

Como funciona?

Os Estudantes Embaixadores Internacionais assumem a missão de promover a Universidade de Coimbra no estrangeiro, bem como apresentar as iniciativas da UC de integração, intervenção cívica e promoção intercultural.

Como esta atividade é reconhecida?

A atividade de um Estudante Embaixador Internacional é registrada no Suplemento ao Diploma do aluno e premiada em uma cerimônia pública anual.

Quais são os outros benefícios?

Estudantes Embaixadores Internacionais também terão acesso gratuito, sob certas condições, a um curso online sem graduação, como opção de treinamento extra. Isso é altamente relevante para o currículo acadêmico e profissional do aluno.

 

Processo de Candidatura

Para enviar a sua candidatura, aceda ao website oficial da Universidade de Coimbra.

Website Oficial: CLIQUE AQUI

Advertisements