A Universidade do Porto tem vários programas de bolsas abertos a estudantes internacionais. Os Programas de Bolsas de Mérito concedem um prêmio monetário equivalente a cinco vezes o salário mínimo nacional aos melhores alunos do curso de bacharelado, licenciaturas, mestrado ou mestrado integrado. Para além desta bolsa em Portugal, os Serviços Sociais da Universidade do Porto (SASUP) disponibilizam uma bolsa mensal a estudantes desfavorecidos.

Estudantes internacionais da UE e estudantes de países com protocolo de cooperação com Portugal podem usufruir desta assistência anual renovável. A Universidade do Porto concede bolsas de licenciatura, mestrado e doutoramento para projetos de investigação com uma duração mínima de três meses. Esta bolsa de estudos em Portugal geralmente dura um ano e é renovável por até três anos.

Advertisements

 

BOLSAS E FINANCIAMENTO

De forma a assegurar a igualdade de oportunidades de admissão nos seus cursos, bem como premiar o mérito dos alunos com desempenho académico destacado, a U.Porto promove e/ou patrocina um conjunto alargado de apoios financeiros aos seus alunos.

Entre eles estão:

  1. Bolsas SASUP
  2. Bolsas de mérito
  3. Bolsas científicas
  4. Outros suportes

 

Bolsas SASUP

Podem candidatar-se às bolsas atribuídas pelos Serviços Sociais da U.Porto (SASUP) os estudantes inscritos num curso de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado da U.Porto.

A bolsa consiste numa bolsa mensal para ajudar nas despesas de frequência da U.Porto. Estudantes economicamente desfavorecidos são, portanto, apoiados para arcar com o ônus financeiro não apenas de material escolar e propinas, mas também de moradia, alimentação, transporte e outros custos.

Bolsas de mérito

Para além das bolsas normais, a U.Porto atribui anualmente bolsas de mérito aos alunos classificados no topo da sua classe. Esta bolsa consiste num prémio monetário – equivalente a cinco vezes o salário mínimo nacional em vigor – e destina-se a estudantes matriculados em licenciaturas, mestrados ou mestrados integrados que demonstrem desempenho académico excecional, independentemente do seu estatuto socioeconómico.

As bolsas de mérito são atribuídas de acordo com o Regulamento Geral de Atribuição de Bolsas de Mérito a Estudantes do Ensino Superior. A U.Porto e as suas faculdades são responsáveis ​​pela seleção dos alunos premiados, de acordo com os critérios e requisitos estabelecidos no Regulamento.

ARTIGOS RELACIONADOS:  Bolsas de Estudo Para Portugal -The Lisbon MBA Scholarships 2022/23

Todos os anos, a U.Porto atribui ainda um conjunto de Prémios de Incentivo aos melhores alunos do 1º ano de cada uma das suas 14 escolas/faculdades. Os prémios são entregues durante a cerimónia comemorativa do Dia da Universidade. O valor do prémio é igual às propinas.

 

Bolsas científicas

Através das suas escolas e centros de investigação, a U.Porto patrocina e atribui bolsas de iniciação científica e bolsas de investigação a titulares de licenciatura, mestrado ou doutoramento para obtenção de formação científica em projetos de investigação ou em instituições científicas e tecnológicas nacionais. A bolsa tem normalmente um ano de duração, renovável por até três anos, e não pode ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

 

Outros suportes

A frequência de um curso na U.Porto pode ser financiada com bolsas de estudo e investigação atribuídas por instituições externas, entidades governamentais ou instituições parceiras da U.Porto através de acordos e parcerias nacionais e internacionais.

São candidatos a estas bolsas, por exemplo, estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com base nos laços históricos que unem Portugal a Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

Entre as instituições que prestam este tipo de apoio estão o Portal das Comunidades Portuguesas – Portal das Comunidades Portuguesas, o Instituto Camões – Instituto Camões, a Fundação para a Ciência e Tecnologia – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o programa Santander Universidades , a Fundação Calouste Gulbenkian – Fundação Caloust Gulbenkian, a Fundação Millennium BCP – Fundação Millenium BCP, ou os programas UT Austin Portugal, CMU Portugal e MIT Portugal.

 

Processo de Candidatura

Para mais informações sobre ajudas financeiras a estudantes internacionais, contacte o Gabinete de Admissão ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP), ou os serviços académicos da faculdade a que se pretende candidatar.

Website Oficial Para E-mails e Endereços de Candidatura: CLIQUI AQUI

Não está interessado nesta bolsa em particular? Veja outras bolsas disponiveis em Portugal Clicando aqui

Advertisements