Estão abertas bolsas de estudo para Angolanos na Sérvia – Licenciatura, Mestrado e Doutoramento

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), vem por este meio, comunicar aos estudantes e ao público em geral, que está aberta a candidatura à bolsa de estudo externa no âmbito do Projecto “Mundo na Sérvia´´ referente ao ano académico 2022/2023, para o preenchimento de dezanove (19) vagas.

Advertisements

Para o efeito, os cidadãos angolanos interessados que tenham o nível de conversação e conhecimento da língua inglesa ou sérvia e que cumpram com os requisitos para a candidatura, são convidados a candidatar-se a referida bolsa, de 13 a 23 de Setembro de 2022, por intermédio do portal: “www.inagbe.gov.ao´´

I.Bolsas de estudo disponíveis para os níveis de ensino tais como:

  • Licenciatura – (06);
  • Mestrado – (06);
  • Doutoramento – (07).

II.Requisitos:

  • Até 21 anos – Licenciatura;
  • Até 25 anos – Mestrado;
  • Até 35 anos – Doutoramento

CONFIRA: Bolsas de Estudo da Universidade de Sidney na Austrália Para Estudantes Internacionais

 

2.De acordo as listas das Instituições de Ensino Superior anexa ao presente edital, os candidatos aos níveis de Mestrado e Doutoramento no acto do preenchimento da ficha anexa ao presente edital, deverão ter como preferência a Universidade de Belgrado.

3.O preenchimento das quotas disponíveis no referido Projecto, será em função dos seguintes cursos prioritários e deficitários em Angola:

a)Doutoramento – (07) sete vagas para os cursos nas áreas tais como: Matemática, Física e Química;

b)Mestrado – (06) seis vagas, para os cursos nas áreas de: Medicina, Biotecnologia Médica, Medicina Dentária, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Forenses-Criminais, Nutrição e Análises Clínicas;

4.Ter média final igual ou superior a 14 (catorze) valores nos níveis precedentes (II Ciclo do Ensino Secundário, Licenciatura e Mestrado).

5.Obs.: Não poderão apresentar candidaturas, os estudantes que concluíram a formação precedente como bolseiro do Governo angolano, excepto se desde a conclusão do ciclo da formação precedente, tenham passados três anos, ou se terá terminado com excelente aproveitamento académico ao longo da formação, com médias iguais ou superiores a 18 (dezoito) valores. De igual modo, não podem apresentar candidaturas a esta oferta os estudantes bolseiros em formação.

ARTIGOS RELACIONADOS:  Bolsas de estudo no Canadá para 2022/2023 - Universidade de Lakehead

III.Documentação necessária, deve ser apresentada em línguas portuguesa, inglesa e/ou sérvia:

  • Ficha devidamente preenchida pelo candidato (anexa ao presente edital);
  • Cópias do bilhete de identidade e do passaporte;
  • Curriculum vitae (CV);
  • Carta de motivação;
  • Certificado de conclusão do II Ciclo do Ensino Secundário;
  • Documento comprovativo (Certificado) de conclusão da Licenciatura ou Mestrado se for o caso, devidamente reconhecido e/ou homologados pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES);
  • Comprovativo da formação básica em língua inglesa ou sérvia;
  • Cartão de vacina internacional confirmando a última vacina não acima de seis (6) meses;
  • Certificado negativo de HIV.

 

IV. Processo de Selecção para Bolsas de Estudo Para Angolanos:

O processo de selecção numa primeira fase decorrerá em Angola e será assegurado pelo INAGBE, sendo constituído por quatro (04) fases consecutivas e eliminatórias, nomeadamente: (1) Candidatura, (2) Avaliação das candidaturas, (03) publicação dos resultados online, (04) Envio da documentação dos candidatos pré-selecionados à Embaixada.

VII.Calendário do Processo de Candidatura e Selecção:

a)Candidaturas online – de 13 a 23 de Setembro de 2022;

b)Avaliação das candidaturas – 26 a 29 de Setembro de 2022;

c)Publicação dos resultados online – 30 de Setembro de 2022.

De realçar que, a concessão pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo, de novas bolsas de estudo externas fora dos programas especiais do Governo, quer a nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, encontram-se suspensas. Deste modo, as únicas oportunidades são as que existem por editais que requerem candidaturas, obedecendo aos seus requisitos.

WEBSITE OFICIAL PARA CANDIDATURA

Advertisements