O Programa Conjunto de Bolsa de estudo do Banco Mundial/Japão (JJ/WBGSP) está aberto a cidadãos de certos países em desenvolvimento com experiência profissional relevante e histórico de apoio aos esforços de desenvolvimento de seus países que estão se inscrevendo em um programa de mestrado em um tópico relacionado ao desenvolvimento .

Sujeito ao financiamento disponível, o JJWBGSP oferece bolsas de estudo para 45 programas de mestrado em 27 universidades nos EUA, Europa, África, Oceania e Japão em áreas-chave de desenvolvimento, incluindo gestão de políticas econômicas, políticas fiscais e gestão de infraestrutura.

Observe que, se você não for admitido em um desses 45 programas de mestrado, não poderá se inscrever para uma bolsa de estudos JJWBGSP em 2023.

 

Benefícios da bolsa de estudos Banco Mundial

A bolsa de Estudo do Banco Mundial oferece ao beneficiário os seguintes benefícios:

Viagem aérea em classe econômica entre seu país de origem e a universidade anfitriã no início de seu programa de estudos e imediatamente após o término do período da bolsa. Além da viagem aérea de ida e volta, os bolsistas receberão uma ajuda de custo de US$ 500 para cada viagem;

Mensalidade para o seu programa de pós-graduação e o custo do seguro médico básico obtido através da universidade.

Enquanto estiver no campus durante o período da bolsa, uma ajuda de custo mensal para cobrir todas as despesas de subsistência (acomodação, alimentação, etc., incluindo livros). O montante do subsídio varia consoante o país de acolhimento.
Observe que todas as bolsas JJ/WBGSP cobrem a duração do programa de pós-graduação ou dois anos, o que for menor.

 

A bolsa de Estudo JJ/WBGSP não cobre:

  • Custos do(s) pedido(s) de VISTO
  • Despesas para trazer e/ou sustentar os familiares do bolsista;
  • Cursos ou treinamentos extracurriculares;
  • Cursos que não atendem aos créditos mínimos exigidos para obtenção do título de pós-graduação;
  • Treinamento em idiomas não fornecido pelo programa de pós-graduação;
  • Viagens adicionais durante o curso do programa de estudos;
  • Despesas com pesquisa, material didático complementar, saídas de campus, participação em workshops/seminários ou estágios; ou
    Equipamentos educacionais, como computadores.
  • Taxa de autorização de residência

Nota: A bolsa JJ/WBGSP pode apenas complementar, e não duplicar, qualquer outra fonte de apoio financeiro/bolsa que você possa ter. Se você for notificado para ser um semifinalista ou se receber uma bolsa de estudos, deverá informar e documentar ao JJ/WBGSP na ocasião se tiver outras fontes de fundos para bolsas.

 

Quem é elegível para se candidatar a bolsa do Banco Mundial?

Detalhes sobre os critérios de elegibilidade para cada chamada são fornecidos nas Diretrizes de inscrição dessa chamada, e esses critérios de elegibilidade detalhados são rigorosamente respeitados. Nenhuma exceção é feita.

De um modo geral, os nacionais de países em desenvolvimento devem:

  • Ser nacional de um país em desenvolvimento membro do Banco Mundial nesta lista;
  • Não possuir dupla cidadania de nenhum país desenvolvido;
  • Estar em boa saúde;
  • Possuir um diploma de bacharel (ou equivalente) obtido pelo menos 3 anos antes da data limite de inscrição;
  • Ter 3 anos ou mais de experiência profissional recente relacionada ao desenvolvimento após obter um diploma de bacharel (ou equivalente);
  • Estar empregado em trabalho relacionado ao desenvolvimento em um cargo remunerado de tempo integral no momento da apresentação do pedido de bolsa.
  • Até a data limite de solicitação de bolsa, ser admitido incondicionalmente (exceto para financiamento) para o próximo ano acadêmico em pelo menos um dos programas de mestrado do JJ/WBGSP localizados fora do país de cidadania e país de residência do candidato.
  • A carta de admissão deve ser carregada antes de enviar sua inscrição. Para obter detalhes, consulte “Como se inscrever”.
  • Não ser Diretor Executivo, seu suplente e/ou funcionário de qualquer tipo de nomeação do Grupo Banco Mundial ou parente próximo do mencionado acima, consanguíneo ou por adoção com o termo “parente próximo” definido como: Mãe, Pai, Irmã, meia-irmã, irmão, meio-irmão, filho, filha, tia, tio, sobrinha ou sobrinho.

Observação: todos os critérios de elegibilidade são rigorosamente respeitados. Nenhuma exceção é feita. Os critérios de elegibilidade NÃO mudarão durante uma chamada para inscrições. No entanto, esta informação está sujeita a alterações entre o encerramento de um processo de candidatura e a abertura do próximo.

Como se inscrever ao programa de Bolsa de Estudo do Banco Mundial

Dois avaliadores qualificados analisam independentemente cada candidatura elegível e classificam a candidatura numa escala de 1 a 10, tendo em conta quatro fatores principais e o grau de coesão entre eles:

  • Qualidade da Experiência Profissional (peso de 30%)
  • Qualidade das Recomendações Profissionais (peso de 30%)
  • Qualidade de Compromisso com o seu País de Origem (peso de 30%)
  • Qualidade da Formação Educacional (peso de 10%)

Para mais detalhes, visite: WEBSITE OFICIAL DO BANCO MUNDIAL

ARTIGOS RELACIONADOS:  Bolsas de Estudo do Governo Coreano Totalmente Financiadas Para Estudantes Internacionais