O programa In-Country / In-Region apoia a formação de futuros profissionais e pessoal administrativo em países em desenvolvimento, em particular professores universitários. O apoio está disponível para programas de pós-graduação e para doutorados.
Contexto
Em muitos países em desenvolvimento, professores universitários de alto nível são escassos, especialmente na área de disciplinas relacionadas ao desenvolvimento. Isso limita a qualidade do ensino universitário: devido ao pequeno número de docentes altamente qualificados, não é possível oferecer vagas de estudo adequadas em número suficiente. Um setor de ensino superior bem desenvolvido é essencial para o treinamento de profissionais e pessoal administrativo, o que pode ser altamente propício ao sucesso político, econômico e social dos países em desenvolvimento.
O programa In-Country / In-Region em países em desenvolvimento visa contribuir para a formação de profissionais e quadros gerenciais altamente qualificados para o desenvolvimento sustentável nos países parceiros e para o desenvolvimento de universidades cosmopolitas de alta qualidade. O programa oferece bolsas de estudo a futuros professores universitários de países em desenvolvimento para cursos de pós-graduação e doutorado. Eles estudam em universidades em seu país de origem ou em instituições altamente qualificadas da região, algumas das quais estão organizadas em redes.
As universidades parceiras e instituições parceiras nos respectivos países são intermediários, mas lucram diretamente com o programa através das propinas. O foco regional do programa é a África Subsaariana; entretanto, programas muito semelhantes são executados na América Central, América do Sul, Sul e Sudeste da Ásia e Oriente Médio.
Objetivos do programa
O objetivo do programa é qualificar graduados para assumirem cargos de responsabilidade nas áreas de desenvolvimento de ensino e pesquisa. Também visa promover a participação de mulheres e grupos desfavorecidos e fortalecer a capacidade organizacional, financeira e de pessoal das instituições parceiras.
Impacto
No ano de 2020, 346 novas bolsas foram concedidas dentro do programa. Os grupos desfavorecidos, em particular, lucram com o apoio oferecido por meio do programa. No ano de 2020, 22 por cento das bolsas do programa foram para participantes de países menos desenvolvidos (LDC). A porcentagem de mulheres quase atingiu 51 por cento. Ao atingir um nível de educação superior, os bolsistas aumentam suas chances de emprego adequado e de obter uma posição de liderança. Um número significativo de ex-alunos do programa confirma que sua participação no programa os beneficiou muito no desenvolvimento de suas carreiras. Mais de 70 instituições anfitriãs são mantidas por meio de propinas.
A fim de atingir os objetivos do programa pretendidos com ainda mais eficiência, o DAAD visa as necessidades dos países em desenvolvimento e recentemente industrializados com seus instrumentos de financiamento e avalia o impacto de seus programas de financiamento. Em 2014, o DAAD introduziu um sistema abrangente de monitoramento voltado para resultados, a fim de melhorar ainda mais a qualidade e a transparência de seu trabalho.
Teste de inglês: Não exigido por algumas universidades
Para Mais Detalhes visite o website oficial clicando AQUI